Marcadores

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

As leis de Newton e o comportamento humano

Olá pessoal,

Muitos não sabem mas eu sou apaixonado por física. Apesar de nunca ter tirado notas maravilhosas na escola, ficava fascinado quando o professor de física ensinava as leis e demonstrava o caminho para se chegar até aquela definição, comprovando com os cálculos. Todo exercício que eu fazia era um grande desafio e encontrar a solução era praticamente uma vitória.

Issac Newton

Meu assunto favorito era Mecânica. Calcular tensão, forças de atrito, gravidade, planos inclinados era um prazer pra mim, embora não fosse muito bom naquilo. Sempre que vejo um carro fazer uma curva eu me lembro das leis de Newton, quando eu vejo uma simples caneta eu me lembro de todo o processo que foi necessário para que a caneta fosse fabricada. Quando passamos a gostar de física, nós vemos o mundo de uma maneira diferente.
Infelizmente não me aprofundei nesse prazer. Não fiz faculdade de física, já esqueci muitas fórmulas mas algumas eu ainda lembro e acho que nunca irei esquecer.

Nas minhas viagens de pensamento, quando lembro das leis de Newton, eu fico imaginando. E se pegarmos essas leis e aplicássemos ao comportamento humano. Talvez eu esteja ficando maluco ou coisa parecida, mas quando comecei a pensar assim, vi que muitas atitudes humanas nos remetem às leis de Newton. Todas elas.
Você deve estar se perguntando. Como isso pode acontecer? Bem, eu vou responder.

1ª Lei de Newton - Lei da Inércia: "Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele".

Resumindo essa definição, um objeto sempre tende a permanecer em seu estado atual, seja repouso ou movimento uniforme. Pode parecer estranho, mas muitas vezes somos assim. A nossa inércia pode ser a nossa zona de conforto em que tudo está estável. Se está tudo estável, por que mudar? O ser humano é tipicamente pouco receptivo às mudanças da vida. Um exemplo: Você mora em Salvador, tem seu emprego razoável, ganha um salário decente (ou nem tanto) e recebe uma proposta para trabalhar em outra cidade. Essa proposta é fantástica, contudo é bem longe do lugar atual. O que fazer? Arriscar uma nova vida, com novos desafios ou permanecer na sua rotina? As forças exercidas contra nós nos fazem mudar de rumo e o ser humano não gosta muito de mudanças. Logo, sua tendência natural é sempre deixar as coisas como estão.

2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica: "A mudança de movimento é proporcional à força motora exercida, e é produzida na direção em linha reta na qual aquela força é exercida".

Essa pode ser um pouco mais difícil de ser aplicada no comportamento humano. Resumindo, a alteração do movimento é proporcional à força que o objeto sofre. Isso acontece conosco muitas vezes. Podemos comparar a força exercida com nossas atitudes durante a vida. Se estudamos pouco, as notas serão baixas. Se treinarmos bastante, vamos nos desenvolver mais. Como diz a lei, a nossa vida seguirá de acordo com as atitudes que tomamos, proporcionalmente. Algumas pessoas acreditam em destino. Acreditam tanto que, independente da atitude delas, acham que o resultado final é aquilo que elas acreditam que seja. As coisas não funcionam bem assim. Nosso movimento depende do tamanho da força que aplicamos sobre nós mesmos e essa força aplicada quase sempre é dolorida.

3ª Lei de Newton - Ação e Reação: "A toda ação há sempre uma reação oposta de igual intensidade, ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas".

Em resumo, toda ação leva a uma reação. Essa lei é muito semelhante com a 2ª lei, porém o resultado final é o oposto. Se na 2ª lei dizemos que nosso movimento depende da força que exercemos, a 3ª lei nos diz que uma ação que fazemos tem uma reação proporcional oposta. Um exemplo físico simples. Um foguete, para sair do chão, precisa exercer uma força pra baixo para que o foguete se levante, ou seja, a turbina do foguete "empurra" o chão. Como o chão é mais pesado que o foguete, a sua reação é subir. Espero que ninguém tente empurrar o chão pra ver se consegue voar. Tudo o que você faz tem uma reação proporcional. Quando você trata bem um cão, ele também vai te tratar bem. Quando você é cortês com alguém, ele será cortês contigo também. Quando você está agressivo, o mundo parecerá agressivo também. Para que a gente possa andar para a frente, empurramos o chão pra trás. Para pensarmos no futuro, precisamos nos lembrar do passado. Ao lamentarmos o passado, nos esquecemos do futuro.

Não sei se conseguir dizer de forma clara. Espero que tenham entendido. Se você chegou até aqui sem pular todo lero-lero de cima, Parabéns! De fato as leis de regem a natureza também regem o homem. Afinal, Deus nos fez com o mesmo material. Por que não afirmar que as leis físicas podem ser usadas sobre as leis complicadas do comportamento humano. Não sou psicólogo e nem quero ser, mas eu sei que Deus governa sobre a única lei, que é a Dele, dirigindo este mundo com infinita sabedoria.

Um comentário: