Hoje estarei falando um pouco sobre discos virtuais e suas grandes utilidades, dispensando os famigerados CD's. Se você já sabe usar, nem precisa ler o resto. Mas se você não sabe, é bom saber, pois os discos virtuais dispensam aquele gasto pra queimar CD.
Um disco virtual é um simples arquivo que é a imagem de um disco normal. As extensões para os discos virtuais, ou imagens, são os formatos ISO (mais usado), BIN/CUE, NRG, MDS/MDF, UIF, IMG. Vou falar de cada um deles. Os discos virtuais são utilizados em conjunto com drives virtuais. Existem programas que criam drives virtuais, ou seja, eles emulam um dispositivo de disco comum. Por meio desses programas, nós podemos "abrir" os discos virtuais e "abrí-los", como um cd normal. Eu vou mostrar um exemplo de como faz ainda nesse post.
Vamos falar dos formatos de arquivo:
ISO -> É a extensão mais utilizada, quase que um padrão de uso.
BIN/CUE e MDS/MDF -> Para ter uma imagem de disco, são necessários 2 arquivos. As extensões CUE e MDF são apenas apontadores para os arquivos BIN e MDS, onde está o conteúdo do arquivo.
NRG -> A extensão NRG é a extensão padrão do pacote do Nero. Algums emuladores de drives virtuais não reconhecem esse tipo de arquivo.
UIF -> É pouco utilizada e poucos programas o reconhecem, mas é mais compactado.
IMG -> Da mesma forma que o UIF, mas é utilizado para arquivos menores, como imagens de disquete.
Existem outras extensões, mas essas são as mais utilizadas.
Existem vários programas que emulam drives virtuais, tais como o Nero, PowerISO, Daemon Tools, Alcohol 52%/120%, Clone Virtual Drive. Existem outros programas, sendo estes os mais importantes. Vou destacar dois deles: O Daemon Tools, que é o mais utilizado e o Clone Virtual Drive que, apesar de não ser muito utilizado, é muito bom.
Vou mostrar como emular um disco virtual, utilizando o Daemon Tools no Windows XP. Lembrando que, no Windows 7, é o mesmo processo.
Após instalar o Daemon Tools, que é bem fácil de instalar (Next, Next, Next, Finish!, Restart!), aparece o seu ícone no System Tray (ao lado do relógio)
Clicando no ícone com o botão direito, passe o mouse em "Dispositivos Virtuais" e aparecerá o Dispositivo virtual sem mídia, ou seja, como se o drive de CD estivesse vazio.
Passando o mouse no dispositivo, aparecerá a opção "Montar imagem". Clicando lá, você irá procurar onde está o arquivo de imagem para abrí-lo, como podemos ver abaixo
No exemplo, nós vamos abrir o cd do Windows Server 2003, que está em formato ISO. Vamos selecioná-lo:
Após selecioná-lo, ele vai carregar e emular o disco. É como se colocássemos o disco no drive. Ele vai ser executado automaticamente, como um cd normal. Além disso, podemos explorá-lo, como um cd comum.
Esse foi um exemplo bem simples de como usar discos virtuais. Perceba na foto acima que existem dois drives de cd. Um físico e outro virtual, onde está o disco do Windows Server.
Bem, é assim que funciona, basicamente. Qualquer dúvida, podem comentar ou entrar em contato comigo: cadinhocarvalho@gmail.com, @cadinhocarvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário