Marcadores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Faça belíssimos slides no Power Point 2010!

Olá pessoal,

Durante meu tempo na faculdade pude perceber que palestrantes, alunos, professores têm usado um recurso que, aos poucos, torna-se quase obrigatório. É o slide. O slide é uma ferramenta excelente de apresentação porque expõe de forma bem clara o assunto, com desenhos, frases, tópicos, sem a necessidade de um quadro de giz ou de escrever algo. Se uma apresentação não tem um slide, não há apresentação. Um recurso extremamente importante como este tem sido subutilizado por muitos, principalmente quando o apresentador não conhece bem a ferramenta, o Microsoft Power Point. O Power Point é, indiscutivelmente, a ferramenta de slides mais poderosa atualmente e possui incríveis recursos que podem ser muitos úteis nas apresentações.

Muitas vezes as apresentações são perfeitas, mas pecam nos slides. Muitas citações, cores ruins, textos enormes em tópicos prejudicam a apresentação. Hoje vou mostrar como criar uma boa apresentação de slides, como ser sucinto, simples, objetivo e outras coisas que possam enfeitar a apresentação. Sua palestra pode até ser meia-boca, mas se seus slides forem bem-feitos, você tem grandes chances de sucesso.

Para isso, utilizaremos a versão 2010 do Power Point, que é a mais atual e tem vários recursos a mais.

Então vamos lá!
Clique nas imagens para ampliá-las, se necessário!

1) Esta é a tela principal quando abrimos o Power Point 2010.


2) Primeiramente, vamos definir o design. Devemos verificar se utilizaremos o plano de fundo branco ou colorido. Usando o plano de fundo branco, a projeção ficará mais nítida e mais visível. Os planos de fundo coloridos deixam o slide mais bonito, mas em algumas situações a imagem não fica muito nítida. Use temas neutros e discretos, de forma a deixar a apresentação com uma boa aparência. 


3) Após o design, vamos às cores. Se o design que você escolheu não tem a cor que te agrade, você pode modificar as cores por meios dos temas de cores. O critério é o mesmo para o design, mas não use cores fortes. Prefira as cores mais fracas.



4) Após definir o design e as cores, podemos alterar o tipo de fonte que será usada na apresentação. É importante escolher a fonte porque algumas fontes não ficam muito visíveis quando projetadas. Use fontes sem serifa (pequenos traços e prolongamentos no fim das letras. Qualquer dúvida, clique aqui). As fontes com serifa não são muito bem visualizadas quando usamos o projetor.


5) Toda a parte estética do slide está pronta. Mas falta um detalhe que dá aquele charme à apresentação. As transições entre slides. Você pode escolher várias transições. Use transições simples e use apenas uma transição (nada de aleatório). A mais indicada é de Esmaecimento e aplique a todos os slides. Se você usar uma transição bem espalhafatosa, o foco deixa de ser a apresentação em si e passa a ser o próprio slide. Portanto, seja discreto.


6) Agora começaremos a criar o conteúdo do slide. Caso deseje acrescentar mais um enfeite, você pode usar o cabeçalho e rodapé. Através dele você pode manter o tema da apresentação visível durante a apresentação (alguém pode aparecer no meio da palestra e não vai ficar voando, sem saber o que está acontecendo) e pode indicar o número do slide.


7) Depois de terminar a estética, vamos ao que interessa. Para facilitar a apresentação, antes de apresentar o tema, apresente todos os tópicos que serão abordados, como uma espécie de índice.

8) Agora, os tópicos deverão ser detalhados. Não utilize tópicos muito grandes. Utilize palavras-chave sobre que será falado. Isso implicará que você estude mais o assunto para não precisar ler o slide. O objetivo não é ler o slide, mas situar a platéia e guiar o apresentador. Você pode escolher exibir todos os tópicos logo de cara como pode animar cada item separadamente, aparecendo os itens um a um, conforme você vai falando. Eu indico que todos os tópicos sejam logo exibidos pois assim a platéia já terá uma noção do que você vai dizer, atiçando a curiosidade da platéia. Vale ressaltar que um slide com um grande espaço vazio não fica bonito.

9) Conforme as coisas vão andando, coloque imagens, fotos ou vídeos. Uma apresentação só com texto é monótona e cansativa. Você não é obrigado a usar sempre o esquema de tópicos. Use palavras soltas, formas, esquemas, de forma a enriquecer a apresentação. Por fim, conclua o assunto, coloque itens fora do contexto, mas que tenham a ver com o assunto tratado. O objetivo é expor o tema, mas ao mesmo tempo promover questionamentos na platéia.

Enfim. Espero ter ajudado. O slide que eu construí está disponivel para download, caso você queria ver como funciona com mais detalhes. Clique aqui para fazer o download da apresentação, que está em formato .pptx










Nenhum comentário:

Postar um comentário